sexta-feira, 25 de março de 2011

Os Números das Missões


Estatísticas de Missões Mundiais! Quem irá por nós? - diz o Senhor


DE TODAS AS COISAS QUE EU QUERO E QUE EU PRECISO...




EU QUERO E PRECISO ESTAR NO CENTRO DA TUA VONTADE!




Se cada um fizer a sua parte, o mundo evangelizado será um alvo realizável ainda nessa geração. As Religiões mais resistentes ao evangelho são: Islamismo, Budismo e Hinduísmo.
E suas raízes estão na Janela 10/40.Os 62 países menos evangelizados do Mundo.97% dos povos não alcançados. 82% da população mais pobre do mundo.
As religiões predominantes nestes países são o Islamismo,Budismo e Hinduísmo.

Nestes países:
- Apenas 8% da força missionária trabalham ali.
- 100 milhões de crianças vivem nas ruas, e para cada cinco nascidas, duas são abortadas (ou seja, 40%).
- 19 milhões estão refugiados por causa dos conflitos em seus próprios países.
- 22 milhões de prostitutas.
- 520 milhões de favelados em condições subumanas.
- 2,3 bilhões de pessoas não alcançadas.
Cristãos comprometidos com a evangelização dos não alcançados, apenas 800 milhões Dos 24.000 povos grupos étnicos) no mundo, 8.000 povos ainda não foram alcançados, isto é, (33,33%).


Há 6.809 línguas faladas no mundo, e destas:



- 333 (5%) tem a Bíblia toda traduzida;
- 1.140 (17%) trechos da Bíblia;
- 500 (7%) têm o Novo Testamento traduzido;
- 335 (5%) quase extinta
- 4.500 (66%) nada da Bíblia traduzida.
Na Espanha existem 8.095 cidades. Em 7.540 delas não há uma Igreja evangélica. O índice de evangélicos é de apenas (0,22%).
Na Grécia - apenas 0,4% de evangélicos, apesar de 98% se declararem cristãos. A Igreja predominante é a ortodoxia protegida pelo estado.
Nas terras bíblicas, berço do evangelho, hoje é proibido falar de Jesus. Proibido vender Bíblia, proibido construir templos. Os cristãos são perseguidos e mortos.
Dos 251 povos indígenas brasileiros, 118 ainda não têm missionários.
Ainda existem países que não possuem nenhum crente nacional conhecido. Entre eles estão Arábia Saudita, Saara Ocidental, Ilhas Maldivas e Catar.

Das 600.000 cidades e vilas na Índia, em 500.000 ainda não tem obreiros cristãos.
Na China ainda existem 500.000.000 de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus.

Acredita-se que morrem 85.000 diariamente no mundo sem nunca terem ouvido falar da salvação em Jesus.
Dentre as 180.000 igrejas existentes no Brasil menos de 300 delas possuem um missionário trabalhando com esses povos não alcançados (incluindo nossas tribos indígenas).

Menos de 1% dos recursos da Igreja brasileira são investidos na obra transcultural.

A média de investimento do crente brasileiro em missões é de apenas R$ 1,30 por ano.

Irmão , você sabe o valor que tem uma alma?

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Evangelho no Facebook


JEsus disse para que o Evangelho fosse pregado a toda criatura (Mc 16.15-17), e pensando nessa Palavra, concluímos que podemos colocá-la em prática nas redes sociais. Evangelizando no orkut, no twitter, no Facebook etc.
Porém a verdade é que isso tem sido feito por poucos. Alguns dizem: "pregar é para pastores", outros pensam que as redes sociais servem só para entretenimento. Nesse ponto é que muitos cristãos no mundo inteiro estão como que "dormindo", por não cumprir o "Ide" do Mestre Amado.
Se dedicarmos um pouco do nosso tempo mandando uma mensagem de Cristo aos nossos amigos online, com certeza colheremos em breve os frutos dessa nobre atitude.
Deus Vos Abençoe!

domingo, 20 de março de 2011

Uma Palavra Aos Obreiros

Obreiros fraudulentos

Postado por Francivaldo Jacinto




Nos dias atuais tem surgido cada vez mais obreiros fraudulentos e distanciados da verdade bíblica.
O crente precisa está bem informado e preparado para que não venha a ser enganado por esses falsos mestres.

“Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se possível até os escolhidos.” (Mc. 13: 22).

O discernimento espiritual é uma ferramenta muito importante na vida de cada crente. É através dessa habilidade que é conferida pelo Espírito Santo, que o cristão tem a capacidade de distinguir o real do aparente e a verdade da mentira.
Portanto, devemos ficar atentos para não sermos enganados por esses lobos devoradores.
Nem todo milagre, profecia ou qualquer outra manifestação sobrenatural provém de Deus.
A Bíblia nos ensina que devemos ter muito cuidado!

“Acautelai-vos, porém dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. “( Mt. 7: 15).

Temos que reconhecer que existem muitos obreiros fraudulentos, corruptos, que não tem nenhum compromisso com a Palavra de Deus. Pregam pela ganância, por amor ao dinheiro ou por fama.

“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” ( 2 Cor. 11: 13-15).

Portanto, uma pregação bem feita, um milagre realizado ou uma profecia proferida não são garantias da aprovação de Deus a uma pessoa. Satanás utiliza homens maus como seus agentes, introduzindo-os nas igrejas.
Esses obreiros disfarçados em “apóstolos de Cristo” e “ ministros da justiça”, imitam os verdadeiros ministros de Cristo. Pregam a Palavra com toda a autoridade e eloquência. Ensinam o amor, mas não amam; ensinam piedade, mas não são piedosos; falam de honestidade, mas não são honestos; pregam o arrependimento, mas não se arrependem. Quando estão pregando os ouvintes choram, são curados, mas os crentes devem precaver-se desses “ministros” e “líderes” enganosos, e não devem se deixar levar pelo carisma deles, nem por sua eloquência , preparo, milagres, ou mensagem popular.

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” ( Mt. 7: 22-23).

Deus sempre deseja que aqueles que proclamam o evangelho sejam justos; porém quando uma pessoa má ou imoral prega a Palavra de Deus, ainda assim Ele pode operar no coração daqueles que recebem a sua Palavra e entregam-se a Cristo. Deus não aprova nenhum falso pregador do evangelho, mas Ele certamente confirmará a verdade bíblica,e aqueles que aceitam pela fé.
A boa semente que é a Palavra de Deus, ao cair em uma boa terra, que no caso é um coração aberto para Deus, ela brotará, crescerá e produzirá frutos, independentemente da condição de quem a semeou, mesmo que este esteja doente, sujo ou em pecado. A semente é incontaminável.

“E outra caiu em boa terra e deu fruto: um a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta.” (Mat 13: 8).

Não devemos ser incrédulos. Entretanto, devemos ser cautelosos!
Sabemos que Deus cura e faz milagres em nossos dias. Ele continua operando maravilhas. Deus é onipotente e pode capacitar os seus para realizar milagres, hoje os milagres continuam acontecendo.
Jamais nos esqueçamos de que o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E assim, busquemos, recebamos e desfrutemos os seus milagres hoje.
Mas, todo espírito deve ser provado, o cristão deve testar todos!

“Amados, não creias em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” (I Jo. 4: 1)

Referência Bibliográfica:

Bíblia de Estudo Pentecostal. Revista e corrigida edição de 1995 – CPAD.

sábado, 19 de março de 2011

E se Jesus voltasse amanha?

"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Ap 22.12).
Imaginemos Jesus voltando amanhã para buscar a Sua Igreja. Imaginemos ter exatamente 24 horas de prazo à nossa disposição. O que seria importante para nós nesse momento? Como usaríamos o tempo disponível?
No começo haveria uma grande agitação. Mas certamente cada um de nós rapidamente faria planos acerca do que ainda desejaria realizar na terra nessas últimas 24 horas.
Em primeiro lugar, todo crente se humilharia diante de Deus e confessaria todos os pecados que inquietam seu coração e pesam em sua consciência. Em seguida, iríamos rapidamente falar com todas as pessoas contra quem cometemos injustiças, pedindo-lhes perdão e procurando verdadeira reconciliação. Quando não fosse possível fazê-lo pessoalmente, telefonaríamos, escreveríamos ou mandaríamos um fax.
Para estar ainda mais bem preparado para o arrebatamento, certamente todo crente ainda haveria de pensar sobre as oportunidades de servir negligenciadas e tentaria recuperar as chances perdidas. Acima de tudo nos empenharíamos para que nossos parentes, amigos e vizinhos ouvissem um testemunho claro da nossa fé. Não mediríamos esforços e faríamos tudo para ganhar a sua atenção. Eles haveriam de perceber a nossa seriedade. E provavelmente nesse dia cada um de nós ganharia pelo menos uma pessoa para Jesus.
Então pensaríamos no nosso dinheiro, lastimando termos dado tão poucas ofertas para o reino de Deus. Sacaríamos as nossas cadernetas de poupança, distribuindo o dinheiro de maneira sensata onde houvesse necessidade. Nem em sonho alguém pensaria em desperdiçar tempo com divertimentos e lazer nesse dia.
A seguir iríamos para a última reunião de estudo bíblico e oração na igreja. O prédio seria pequeno demais para tanta gente. Muitos estariam de pé. Todos orariam sem envergonhar-se no meio da grande multidão ou em grupos menores. E quando chegasse a hora dos testemunhos, as pessoas não iriam parar de falar. Cada um contaria das suas experiências com Deus e relataria o que o Senhor fez por seu intermédio nesse dia. Certamente todos os testemunhos terminariam de maneira semelhante: "Eu lamento muito porque por tantos anos não vivi de maneira totalmente consagrada, que ajudei tão pouco na expansão do reino de Deus, que dei poucas ofertas, que quase não testemunhei a outros, e que raramente participei das reuniões de oração, porque pretensamente tinha coisas mais importantes a fazer. Espero que o Senhor ainda demore mais um pouco e só volte daqui a dois ou três anos! Então eu mudaria totalmente a minha vida! Gostaria tanto de produzir frutos para a eternidade, de juntar tesouros no céu".
Ninguém olharia para o relógio desejando que o culto acabasse logo.
É uma atitude absolutamente realista crer que Jesus poderá voltar amanhã. Todos os sinais do nosso tempo mostram que vivemos nos últimos dias. Mas talvez ainda nos restem exatamente esses dois ou três anos de prazo para trabalhar para o Senhor. Assim, nosso desejo de fato estaria realizado e ainda teríamos tempo para recuperar parte daquilo que negligenciamos. Comecemos hoje mesmo! (Daniel Siemens - http://www.chamada.com.br)
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, julho de 1999.

terça-feira, 15 de março de 2011

RETER O ÓDIO, OU LIBERAR PERDÃO


Está na Bíblia - estanabiblia@yahoogrupos.com.br

"Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim,que eu lhe perdoe?Até sete vezes?Respondeu-lhe Jesus:Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.(Mateus 18.21-35)

Se você está fazendo as contas para saber quantas vezes deve perdoar alguém, é melhor parar. Pedro estava sendo muito generoso ao sugerir que estaria disposto a perdoar alguém até sete vezes. Contudo, Pedro entende o perdão a partir da perspectiva da lei. Pedro está pedindo uma lei a Jesus: “Senhor, estabeleça um critério para o perdão”. Jesus então conta a parábola do “credor incompassível” para explicar a Pedro como o perdão pode ser entendido a partir da perspectiva da graça. (Mateus 18. 23-35).

Em nossa vida sempre seremos atingidos, magoados e decepcionados.

Quem passou pela vida em branca nuvem.

E em plácido palácio adormeceu,

Quem não sentiu o frio da desgraça,

Quem passou pela vida e não sofreu,

Foi espectro de homem –não foi homem,

Só passou pela vida –não viveu (Francisco Otaviano).

A questão, portanto, não é como passar pela vida e não sermos vítimas do ódio, mas se vamos retê-lo ou liberar o perdão.

A parábola que Jesus nos conta traz lições práticas para entendermos o perdão.

1) Quem não compreende o perdão que Deus concede, nunca aprenderá a perdoar.

A parábola nos conta sobre um homem que fora perdoado de uma dívida impagável, mas não conseguiu perdoar uma dívida insignificante. Quando lemos o texto somos tomados de um sentimento de insatisfação em relação à atitude deste “credor incompassível”. ‘Como alguém que sendo perdoado de uma dívida de 2 milhões de dólares pode ser tão mesquinho e mandar para cadeia alguém que lhe deve tão somente 100 reais?”.

Ao lermos a parábola perceberemos que este homem foi perdoado, mas ele não entendeu o perdão. No momento que ele chega diante do rei não pede misericórdia, e, sim, justiça. Ele diz: “Tenha paciência comigo e te pagarei tudo”. Quem acha que seus méritos podem comprar o perdão de Deus sempre exigirá que outros comprem também o seu perdão. Não há lugar para misericórdia quando não nos reconhecemos incapazes de saldar a dívida. Quem não compreende que o perdão de Deus é fruto de sua misericórdia, e não pela retidão dos meus atos, nunca irá perdoar aos outros de forma genuína.

2) O que de graça recebemos, de graça devemos dar!

A chave para o verdadeiro perdão é deixar de focalizar o que outros nos fizeram, e começar então a olhar para aquilo que Deus fez e faz por nós.

Diante da atitude do “credor incompassível” em não perdoar a pequena divida de seu conservo, o rei, que o havia perdoado da dívida impagável, disse: “Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?” (Mt. 18.32-33).

O perdão que gratuitamente recebemos de Deus, gratuitamente somos desafiados a liberar aos outros.

Somos vítimas de amigos que quebram suas promessas, de patrões que não mantêm suas decisões, somos enganados pelas palavras doces, mas que escondem o veneno amargo do egoísmo, somos rejeitados, maltratados... Antes, contudo, de irmos à desforra precisamos ser honestos e reconhecer que também falhamos com as outras pessoas; e não somente isto: falhamos com Deus! E como o Senhor nos trata? “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1João 1.9)

3. Quem não libera o perdão torna-se vítima do próprio ódio

A parábola termina com o veredicto do rei em relação à atitude do “credor incompassível”: “E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos torturadores, até que lhe pagasse toda a dívida”.

A maior tortura que aquele que não libera perdão pode sofrer é torna-se vítima do próprio ódio. Aquele que retem o ódio ao invés de liberar perdão acaba tornando-se prisioneiro da raiva, da culpa, da vingança e melancolia.

“Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe?”.

“Depende, Pedro! Se você quiser usar a lei, pela lei você também será julgado. Mas se você usar da graça que Deus lhe concede, pela graça é que será julgado. A decisão de perdoar é sua, Pedro. Você pode reter o ódio, esperando justiça, ou liberar gratuitamente o perdão, por entender que foi pela graça que você foi perdoado pelo Pai. Mas se lembre Pedro: como você lida com os outros, retendo o ódio ou liberando perdão, é que vai manifestar como você compreende sua relação com Deus e como você espera que Deus trate suas próprias falhas”.

Que Deus nos abençoe e nos ensine a liberar o perdão que gratuitamente recebemos de Deus!

domingo, 13 de março de 2011

CETICISMO NA CHINA

Chineses querem censurar Bíblia para menores de 18 anos

Campanha começou em um site que diz que livro tem violência, estupro e incesto. Órgão responsável pela classificação dos meios de comunicação negou os pedidos.
O órgão regulador dos meios de comunicação em Hong Kong recebeu na última semana 2.041 pedidos para que a Bíblia fosse considerada uma publicação “indecente” por causa de seu conteúdo violento e sexual – que inclui estupro e incesto.
A entidade reguladora rejeitou os pedidos, dizendo que a Bíblia não violou padrões de moralidade, decência e retidão aceitos pelos membros da comunidade. “A Bíblia é um texto religioso que faz parte da civilização. Tem passado de geração para geração”, declarou a Tela em um comunicado divulgado na quinta-feira (17). Concluiu dizendo que não vai submeter o livro sagrado ao tribunal de publicações obscenas.
O movimento anti-Bíblia começou depois do rebuliço provocado pela coluna de sexo de uma revista de estudantes. Ela foi classificada como indecente pelas autoridades depois de perguntar aos leitores se eles já tinham fantasiado sobre incesto e bestialidades.
Publicações com essa classificação em Hong Kong só podem ser compradas por pessoas maiores de idade e devem ser lacradas com um aviso de advertência sobre seu conteúdo.
Logo depois desse episódio, um site lançou uma campanha pedindo que a Bíblia tivesse a mesma qualificação, citando passagens que continham sexo e violência “piores que as da coluna de sexo da revista”.

sábado, 12 de março de 2011

exército de canhotos

Sobre um exército de setecentos canhotos que atiravam com uma pedra numa funda e acertavam um fio de cabelo? Juizes 20:16

coincidência

Se você acha que encontrar um conhecido num restaurante, num mercado, numa praia é coincidência, então veja isto...
Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846.
John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.

Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860.
John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960.

Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras.
Ambos estavam conprometidos na defesa dos direitos civis.
As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca.
Ambos os presidentes foram baleados numa sexta-feira.
A secretária de Lincoln chamava-se Kennedy.
A secretária de Kennedy chamava-se Lincoln.

Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas.
Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas.
Ambos os sucessores chamavam-se Johnson.
Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808.
Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.

John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839.
Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939.
Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes.

Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras.
Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito.
Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num teatro.

Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento.
E a parte engraçada:
Uma semana antes de Lincoln ser morto ele estava em Monroe, Maryland.
Uma semana antes de Kennedy ser morto ele estava em Monroe,
Marilyn.

Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy...
Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln...

Isto sim é que são coincidências!!!!

estatísticas para o crente pensar

Estatística - Universidade de Wisconsim. Em uma vida de aproximadamente 70 anos, o ser humano dedica:

20 anos para o sono e esportes;

15 anos para passeios e diversões;

5 anos enfeitando-se;

3 anos para a alimentação;

3 anos esperando algo ou alguém;

1 ano falando por telefone;

5 anos em vestir-se;

8 anos vendo televisão ou escutando programas radiofônicos;

5 meses calçando sapatos;

13 anos trabalhando.

A pessoa que dedica 30 minutos diários à leitura da Bíblia, ao final de 70 anos de existência, terá empregado só um ano lendo a Bíblia.

Se dedicar 3 horas semanais para ir à igreja, durante 70 anos, só terá dedicado um ano e três meses em render adoração ao Senhor.

capítulos iguais

Compare os textos de Salmos 14 e o 53, veja que os 4 primeiros versículos são identicos.

mais curiosidades da bíblia

A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40: 22)

Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6: 5)

O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24: 13 - 18, João19: 25)

O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11: 26, Atos 26: 28 e I Pedro 4: 16)

A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)

O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2: 4)

A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2: 2)

curiosidades da biblia

1- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)

2- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8: 3 - 4)

3- Extraído do Jornal do Capítulo "Avenida Paulista" da ADHONEP em São Paulo: Você sabia que a palavra fé só é encontrada uma vez no antigo testamento? (Hc 2: 4)

4- Vc sabia que a palavra "Deus" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 v

coisas que Deus ama

1°O MUNDO:"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna".(Jo 3:16)

2°A IGREJA:"Maridos, amais vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela".
(Ef 5:25)

3°EU,você:"De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo:Com amor eterno eu te amei, por isso, com benignidade te atrai".(Jr 31:3)

30 DE FEVEREIRO?

Alguem ja imaginou o por que não existe o dia 30 de feverreiro. existem Muitas explicações sobre isso.  Aqui vai uma tirada de um conceito biblico.

Livro de Jó capitulo 3 versiculo 6 diz:

" aquela noite, que dela se apoderem densas trevas; não se regozije ela entre os dias do ano, não entre na conta dos meses "...


Bom aí vai = Jo pediu a Deus que o dia de seu aniversário não entrasse na conta dos dias do ano e que nem entrasse na conta dos meses.
Isso significa que o unico dia do ano que não entra na conta dos meses é  30 de feverreiro não é ?


COMENTEM SUAS IDÉIAS, VAI SER LEGAL

A AGONIA DA CRUZ


Médico francês reconstitui a agonia de Jesus.

Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo.

Posso, portanto escrever sem presunção a respeito de morte como aquela.

Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico.

O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo.

O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra. Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus.

Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio. A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado, e de diferente estatura.

Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra. A cada golpe Jesus reage em um sobressalto de dor. As forças se esvaem; um suor frio lhe impregna a fronte, a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue.

Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).

Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado à multidão feroz, o entrega para ser crucificado.

Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da Cruz; pesa uns cinqüenta quilos. A estaca vertical já está plantada sobre o Calvário.

Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheia de pedregulhos. Os soldados o puxam com as cordas. O percurso é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, freqüentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas.

Quando ele cai por terra, a viga lhe escapa, escorrega, e lhe esfola o dorso.

Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la produz dor atroz.

Quem já tirou uma atadura de gaze de uma grande ferida percebe do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva: ao levarem a túnica, se laceram as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas.

Os carrascos dão um puxão violento. Há um risco de toda aquela dor provocar uma síncope, mas ainda não é o fim. O sangue começa a escorrer.

Jesus é deitado de costas, as suas chagas se incrustam de pé e pedregulhos.

Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas.

Com uma broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos. Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), apóiam-no sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. O nervo mediano foi lesado.

Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se pelos ombros, atingindo o cérebro. A dor mais insuportável que um homem pode provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos: provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. O nervo é destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for suspenso na cruz, o nervo se esticará fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes. Um suplício que durará três horas.

O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; conseqüentemente fazendo-o tombar para trás, o encostam-se à estaca vertical.

Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros da vítima esfregam dolorosamente sobre a madeira áspera.

A ponta cortante da grande coroa de espinhos penetram o crânio.

A cabeça de Jesus inclina-se para frente, uma vez que o diâmetro da coroa o impede de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudas de dor. Pregam-lhe os pés.

Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. Seu corpo é uma máscara de sangue. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, lhe queima, mas ele não pode engolir. Tem sede.
Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz. Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Os músculos dos braços se enrijecem em uma contração que vai se acentuando: os deltóides, os bíceps esticados e levantados, os dedos, se curvam. É como acontece a alguém ferido de tétano. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis, em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço, e os respiratórios. A respiração se faz, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco se
torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianítico.

Jesus é envolvido pela asfixia. Os pulmões cheios de ar não podem mais se esvaziar. A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita.

Mas o que acontece? Lentamente com um esforço sobre-humano, Jesus toma um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforça-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem.

A respiração torna-se mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial.

Por que este esforço? Porque Jesus quer falar: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo, e a asfixia recomeça. Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá levar-se tendo como apoio o prego dos pés. Inimaginável! Atraídas pelo sangue que ainda escorre e pelo coagulado, enxames de moscas zunem ao redor do seu corpo, mas ele não pode enxotá-las. Pouco depois o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura diminui. Logo serão três da tarde, depois de uma tortura que dura três horas.

Todas as suas dores, a sede, as câimbras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?". Jesus grita: "Tudo está consumado!". Em seguida num grande brado diz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". E morre. Em meu lugar e no seu.

Autoria atribuída a Dr. Barbet, médico francês.