quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Desafios do Adorador contemporâneo

     
      Parece bem claro que o ser humano já nasce trazendo dentro de si o instinto de adoração.
Quem não tem conhecimento do Deus verdadeiro acaba cedendo a uma adoração errante, e voltada a outros "deuses". É por isso que vemos através de reportagens televisivas, tribos indígenas que adoram o sol, a lua etc. Ou pessoas aparentemente boas adorando todo tipo de supostas divindades existentes.
       Existe uma série de crenças e religiões no mundo, algumas são bem exóticas: Igreja Maradoniana (adoradores do ex craque Diego Maradona), Igreja Presleiana, Igreja do culto à cebola etc. As pessoas são bem criativas para adorar, o problema é que elas adoram deuses que não podem salvá-las.
       Se espera porém, que o cristão saiba adorar, pois conhece o Deus Verdadeiro. Pensando nisso, voltei a escrever depois de algum tempo, pois sei da necessidade de nos aprofundarmos nesse assunto.
       Adorar significa em seu original literalmente, prostrar-se; render-se. Se alguém se rende espiritualmente e moralmente a um ser, ou objeto está lhe prestando adoração. É possível alguém adorar o seu próprio carro ou casa, ou algum artista. Enfim,  se alguém coloca alguma coisa no trono do seu coração, ali está o que  é adorado.
       Infelizmente é possível um entronizar alguém que não seja o SENHOR. Pensando nisso, resenhei alguns tópicos que nos ajudarão no imenso desafio de sermos adoradores em uma época de idolatria:

  • Manter a vida de oração (At 4.31) - Os cristãos da igreja primitiva, diante de uma perseguição imensa, ao invés de cederem ao medo, foram pra oração. E experimentaram depois disso, não pequena experiencia com Deus.
  • Manter o amor ao próximo (At 7.59,60) Estevão não viu no ódio uma oportunidade de alegria ou prazer. Sendo apedrejado, intercedeu por quem o odiava. O verdadeiro adorador ama.
  • Manter a santificação (Hb 12.14) Sem santificação ninguém verá o SENHOR. Em uma sociedade onde virgindade é coisa ultrapassada, reality' s shows depravam salas pelo mundo afora, as músicas falam de adultério e violência. Com tudo isso, é possível ao crente viver uma vida de santificação. Romanos 6.14 diz que o pecado não terá domínio sobre nós que estamos na Graça. Sim é possível, através da Graça de Cristo vivermos de forma casta. 
       Existem desafios reais, O Espirito Santo deseja nos ajudar.