terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As outras lepras de Naamã


"E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso.
E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra" 2Re 5.1-3
     Aquela lepra iria matar Naamã!
     Era um grande homem, famoso, rico. Repare, que no Vs 1 está escrito que o Senhor até já tinha o usado para dar livramento ao seu povo. Mas Naamã iria morrer! ele era leproso.
     A história começou mudar quando uma menina entrou em cena. Era uma israelita portadora de boas notícias.
     As condições da garota não eram as melhores, ela era uma escrava,  longe de seu país. Mas sua condição não a impediu de falar das grandezas de um Deus que ela conhecia muito bem. As condições externas não atrapalharam sua comunhão com Deus.
     Essa menina não perdeu a oportunidade de pregar. Ao perceber as dores de seu senhor, ela mostrou a solução: "Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra".
     A aplicação desse texto fala com pessoas que, na concepção humana, não estão no melhor lugar pra se estar. Se as condições profissionais estão ruins, e você não está no emprego que queria. Ou se o bairro ou cidade onde mora parece horrível. Se até os irmãos da igreja aparecem estranhos, e você parece um peixe fora d'água. Acredite, Deus quer usar você aí. Não reclame, peça os conselhos do Senhor. Ele vai lhe dar a direção mais acertada.
     Naamã segue o conselho e vai. Ao receber a ordem do profeta, Naamã expressa suas outras lepras. Ele era orgulhoso e tímido.
     As lepras que ele tinha por dentro, eram piores do que as lepras de fora!
     Ele não queria mergulhar no rio Jordão, pois tinha em mente rios melhores(orgulho). Também se incomodava com o que pensariam dele (timidez).
     Quantos estão fracassando por não procurarem cura para suas lepras interiores: ódio, falta de perdão, arrogância, omissão, etc.
     Naamã teve que deixar seus paradigmas de lado para receber a vitória. Relutou a princípio, mas decidiu pelo que lhe era melhor e foi curado. Deus tratou primeiro com as lepras internas, para depois curar sua doença exterior. Que lição preciosa para nós!
     Muita gente tem se deixado levar, assim como Naamã, pelo orgulho e timidez. Não se entregam na adoração. No culto, ficam pensando no que os outros vão pensar. Mas Deus está nos ensinando a abrir o coração, e depender só Dele. Se tiver que chorar, chore. Se tiver que orar, ore. Se tiver que gritar, grite.
     Uma outra história bíblica pode enriquecer as nossas vidas aqui. Bartimeu, um cego que não se preocupou com o que iriam pensar dele. Ele simplesmente clamou. Tentaram o impedir, mas ele não parou, até Jesus receber o seu culto.
     Deixe a timidez de lado e entre no rio de Deus.
     Graça e paz de Cristo!

Nenhum comentário: