sábado, 5 de novembro de 2011

Saudosismo?



Saudosismo?
Ouvimos muito esta frase: “Quem vive de passado é museu.” E ela é interessante, mas nunca deveria ser usada em relação a nossa vida espiritual, porque precisamos viver o presente, porém às vezes é preciso sim olhar para trás para viver o presente com sabedoria. 
Referencias Bíblicas:
• Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do SENHOR, e lhe deram as costas. (2 Crônicas 29:6)
• Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. (Ageu 1:5) 
• Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. (Jeremias 6:16)
• E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. (Deuteronômio 8:2)
• Porém esqueceram-se do SENHOR seu Deus; então os vendeu à mão de Sísera, capitão do exército de Hazor, e na mão dos filisteus, e na mão do rei dos moabitas, que pelejaram contra eles. (1 Samuel 12:9)
• E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel. Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do SENHOR; e serviram aos baalins. (Juízes 2:10-11)
• Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. (Apocalipse 3:3)
• Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. (Apocalipse 2:4)
A palavra do Senhor nos estimula a olhar para o passado para corrigir nossos caminhos, o Senhor falou muitas vezes ao seu povo; Lembra-te, considera, volta, conhece, pratica as primeiras obras. Algumas vezes olhamos para o passado e vemos que só havia erros, e isso nos torna mais gratos a Deus, outras vezes olhamos para o passado e vemos que algo se perdeu, e então nós lutamos para recuperar. Olhando para o passado ganhamos sabedoria e discernimento para servir a Deus com confiança.


Nenhum comentário: