quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Trabalhando em tempos de repouso


Texto 2 Crônicas 14.1-7
2Cr14:1 E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi; e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias, esteve a terra em paz dez anos.
2Cr 14:2 E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR, seu Deus,
2Cr 14:3 porque tirou os altares dos deuses estranhos e os altos, e quebrou as estátuas, e cortou os bosques.
2Cr 14:4 E mandou a , Deus de seus pais, e que observassem a lei e o mandamento.Judá que buscassem ao SENHOR
2Cr 14:5 Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens do sol; e o reino esteve quieto diante dele.
2Cr 14:6 E edificou cidades fortes em Judá, porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos, porquanto o SENHOR lhe dera repouso.
2Cr 14:7 Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades e cerquemo-las de muros, torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda está quieta diante de nós, pois buscamos ao SENHOR, nosso Deus; buscamo-lo e deu-nos repouso em redor. Edificaram, pois, e prosperaram.
   
     Deus havia dado descanso ao seu povo. Isto é, houve ausência de guerras.
     Um homem chamado Asa está no trono. Ele não cruzou os braços, aproveitou o descanso que a terra estava vivenciando para trabalhar. Literalmente ele aproveitou o tempo de paz, para dar progresso ao seu trabalho. Vamos aprender com o simbolismo de seus atos:


  1. Asa fez o que era bom e reto diante do Senhor. Sem santidade ninguém verá o Senhor. Russel Shedd dá uma definição simples, porém muito precisa sobre o que é santidade. Ele disse: "santidade é fazer o que Jesus gosta" Pense nisso!
  2. Tirou os altares dos deuses estranhos... Asa aboliu a idolatria. Não existe coisa pior do que adorar algo ou alguém que não seja o Verdadeiro Deus.
  3. E mandou a , Deus de seus pais, e que observassem a lei e o mandamento... Asa promoveu a obediência. Além de obedecermos, devemos incentivar os demais.
  4. Edificou cidades fortes. Asa se preocupou com a segurança do seu povo. Essa parte do texto é ideal para líderes, pois existem grandes espalhadores de heresias rondando a igreja, e se houverem em cada igreja local, pastores preocupados com a segurança doutrinária de seu rebanho, com certeza problemas serão evitados. Edificar cidades fortes fala também a todo cristão, pois faz alusão a uma vida de vigilância. Todo cristão deve se precaver contra o pecado, procurando viver em consagração.


     Aprendemos com o rei Asa, a importância da diligência. Enquanto a terra repousava, ele trabalhava!
     Existem períodos de nossa vida, que as coisas caminham bem. há um repouso, as coisas estão sob controle, e existe muita paz. Em dias assim, um cristão que deseja vencer, deverá manter a vigilância, a oração, a obediência a Palavra de Deus. Pois quando as lutas chegarem, estará preparado.

Graça e Paz de Cristo!

Um comentário:

Wanderley Santana disse...

Graça e paz querido irmão Evandro!

Belo texto! Enquanto eu estava lendo me lembrei das palavras registradas em Atos 28.3

Naquele texto vemos Paulo diligentemente apanhando lenha a fim de manter o fogo aceso enquanto a multidão estava despreocupadamente apenas se aquecendo.

Infelizmente não são poucos os pastores e líderes que estão "apanhando lenha sozinhos" enquanto a grande maioria apenas fica desfrutando desse fogo...

Mas, fazer o quê né?! o jeito é continuar buscando lenha!

Um abraço fraterno meu amigo, e a paz do Senhor Jesus!!!