domingo, 29 de janeiro de 2012

A solicitude no coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra


PROVERBIOS 12.25
"A solicitude no coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra"
Esse texto nos apresenta grandes verdades:
1- A solicitude no coração abate (preocupação, ansiedade)
A medicina é enfática ao dizer que a preocupação em demasia provoca:
Cefaléia, gastrite, ulceras, asma, bronquite, alergias na pele, hipertensão etc.

Ansiedade é sofrer por antecipação: o problema nem se consumou e a pessoa já está sofrendo. 
Jesus nos ensina sobre esse tema em Mateus 6.25-34
Mat 6:25 —Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?
Mat 6:26 Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?
Mat 6:27 E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.
Mat 6:28 —E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas.
Mat 6:29 Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores.
Mat 6:30 É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!
Mat 6:31 Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida? ” ou “Onde é que vamos arranjar bebida? ” ou “Onde é que vamos arranjar roupas? ”
Mat 6:32 Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.
Mat 6:33 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.
Mat 6:34 Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (NTLH)


A solicitude no coração do homem o abate, mas o versículo não termina aí...
2-... Mas uma Boa palavra o alegra...
Homens e mulheres na bíblia também foram acometidos pela ansiedade

Em Mc 2  Jairo preocupado com sua filha  que está a morte 
E Jesus lhe dá a Boa Palavra: não temas crê somente ... sua filha não está morta.
Assim Como Jairo, o cuidado com pessoas da nossa família pode nos deixar preocupados, Mas não existe problema que aconteça conosco, que Deus não esteja sabendo! Busque respostas na Palavra de DEUS!


Em Mt 26 Pedro negou Jesus, e como conseqüência chorou amargamente, sofrendo pelos próprios erros, mas em Jo 21 Ele fica frente a frente Jesus, e após conversarem o Senhor lhe faz uma promessa:
Jo 21:18 Quando você era moço, você se aprontava e ia para onde queria. Mas eu afirmo a você que isto é verdade: quando for velho, você estenderá as mãos, alguém vai amarrá-las e o levará para onde você não vai querer ir.
Jo 21:19 Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado. Então Jesus disse a Pedro: —Venha comigo! (NTLH)
Tem muita gente sofrendo conseqüência de seus erros, suas escolhas...

Sabe qual a maneira de remediar essa situação: Ficar frente a frente com ELE e ouvi-lo.

Em 1 Sm vemos Ana preocupada porque não gerava filhos, então ela não se conforma com tal situação e vai orar ... Eli disse: “Vai em paz, o Senhor conceda.” A Boa Palavra sempre se cumprirá!  

Existe algo que é maior do que a preocupação: A Boa Palavra de Deus
Graça e Paz Queridos!




2 comentários:

Marilea Menezes disse...

A paz! Muito bom o texto! Edificante, mas vc confundiu João com Pedro!

Unknown disse...

Maravilhosa msg