quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Características de um obreiro aprovado

 
    "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade." 2Tm 2.15
     Existe uma razão porque o Espírito Santo inspirou Paulo a escrever a palavra "aprovados", essa palavra no grego é Dokimos. No mundo antigo  não existia dinheiro em papel, o dinheiro era feito de metal derretido e colocado em moldes, surgiram então os falsificadores de moeda, e muita gente se corrompia, colocando moedas falsas em circulação. Porém, negociadores honestos ao perceberem a falsificação, tiravam essas moedas de circulação. Esses negociadores honestos eram chamados de Dokimos, ou seja, aprovados.
     No meio evangélico também existem obreiros falsos, e falsificadores. Mas os verdadeiros se manifestam. Homens e mulheres que tem comprometimento com a Obra de Deus e não falsificam o evangelho. Obreiros assim são aprovados por Deus!
     Entre muitas característica que se podem mencionar, que são igualmente necessárias, postarei aqui somente três delas: Conversão, Preparo, Vida cheia do Espírito.
     Conversão - O obreiro aprovado deve ter passado por uma experiencia salvífica real. Ele deve ter se entregado de corpo, alma e espírito ao Senhor. No A.T, nos dias que precederam a páscoa, o pai de família deveria ir ao seu rebanho e escolher o melhor cordeiro, sem mácula para ser oferecido ao Senhor. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Quem quiser de fato ser um obreiro deverá ter escolhido uma vida de obediência ao Cordeiro sem mácula - Cristo.
     Preparo - Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto (Mt 4). Ele estava jejuando, orando e meditando, e após 40 dias, chegou-se a ele o diabo para o tentar. Jesus venceu todas as tentações através da Palavra. Jesus estava preparado!
     Infelizmente não tem sido assim com muitos crentes. Estão em todo o tempo despreparados, erram com muita facilidade pois não vigiam, se tornando presas fáceis das tentações do inimigo. Como o tentador tem nos encontrado? Na escola, no trabalho ou em casa? Vigiemos.
     Vida Cheia do Espírito Santo -  Era um culto de santa ceia, e Paulo estava pregando (At 20.7-10), havia muitas luzes no lugar onde estavam. Mesmo assim, um jovem dorme, cai e morre. Essa sequencia é fatal. Vamos espiritualizar dessa forma: Dormir - fase de dormência espiritual, quando não há dinamismo na fé, o crente está inerte. Cair - Momento em que existe uma volta ao pecado. Morrer - Abandonar a Cristo. Por mais que seja duro de dizer, nesse momento existem muitas pessoas vivendo alguma dessas fases. Mas voltemos a Paulo! Ele estava pregando, mas quando viu o jovem em queda, de pronto desceu do pedestal para abraça-lo - e o jovem saiu vivo do culto. Quantos pregadores atualmente só pensam em si mesmo, em dinheiro e fama, e não se importam com pessoas a sua volta. Ainda bem que naquele culto, estava presente um obreiro aprovado, cheio do Espírito Santo.

Nenhum comentário: