segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Curado de lepra


" E aconteceu que, quando estava em uma daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.
E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero; sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele." Luc 5.12-13
     Em Israel, na época de Cristo, ainda estava em vigor aquela lei mosaica que obrigava um leproso viver isolado da sociedade.

" Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgados, e a sua cabeça será descoberta; e cobrirá o lábio superior e clamará: Imundo, imundo.
Todos os dias em que a praga estiver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial." Lv 13.45-46
     Todos os aspectos de um leproso ficava comprometido:
     Afetava a saúde, é óbvio;
     Afetava a vida social. Ele teria que se despedir dos amigos;
     Afetava a vida familiar. Ele teria que se despedir da família;
     Afetava a sensibilidade.
     Quero usar a lepra como símbolo do pecado, para podermos dar uma aplicação prática ao texto bíblico em reflexão.
     Existe pecado de omissão. quando não fazemos o que deve ser feito. Tg 4.17
     E o pecado de comissão. Quando fazemos o que nos é ilícito.
     Se nos entregarmos ao pecado, nossa vida espiritual estará enfermando. No "pacote" do pecado está incluso suas maldições.
     Se vivermos dissolutamente, entregues a nossa velha maneira de viver, com certeza nossa vida será afetada.
     O pecado afeta a vida familiar, causa dissenções, inimizades, separações, brigas etc.
     O pecado prejudica a vida social. Alguns não conseguem conviver pacificamente em grupo, pois imaginam ser vítima das maldades de todos à sua volta, quando na verdade, o problema está em si mesmos.
     O pecado leva pessoas a ficarem enfermas. Nem toda doença é causada pelo pecado, mas existem algumas doenças que estão intimamente ligadas a um estilo de vida pecaminoso.
   
     O que é maravilhoso nessa história, é o fato de um leproso ser intocável naquela época! Se alguém o tocasse, seria considerado imundo. Porém, quando Jesus o tocou, não foi a imundícia dele que contagiou ao Senhor. Foi o Amor contagiante de Jesus que inundou a vida do doente. Glória a Deus!
     A maneira que o homem se apresentou também nos ensina. Ele se aproximou com humildade, se prostrou. Sejamos reverentes como aquele homem, que humildemente clamou ao Senhor.
     Ele disse: "Se quiseres, podes tornar-me limpo". Ao dizer isso, estava reconhecendo a Onipotência e a Soberania de Deus. Tu podes todas as Coisas Senhor!
     Jesus respondeu positivamente: "Quero, sê limpo"
     Ao se aproximarmos humildemente de Jesus receberemos dEle as palavras: Quero te trazer de volta a vida social, familiar, profissional. Quero resolver seus maiores problemas. Quero arrancar de ti a lepra que te aprisiona.
     Jesus não mudou. ele continua tocando em vidas, por sua Palavra.

Graça e Paz de Cristo!
   



Nenhum comentário: