terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A mulher do fluxo de sangue

 
  "E certa mulher, que havia doze anos, tinha um fluxo de sangue" Mc 5.25-34
     Essa mulher estava vivendo uma crise enorme em sua vida!
     Imagine! gastar todo dinheiro em uma consulta médica, e receber um diagnóstico desfavorável. Um médico a indicava pra outro, e o outro profissional também não podia ajudá-la. Assim ela empobreceu.
     Também tinha o desprezo. A lei era severa com quem tinha hemorragias, ela era considerada como impura, portando não é difícil imaginar que era desprezada. (Lv 15.25-27)
     A medicina atualmente está avançada. Problemas assim tem sido resolvidos, e mulheres  com os mais diversos problemas dessa ordem tem sido saradas. Glória a Deus! Além disso, temos hoje pregadores da cura bíblica, e igrejas que creem que Jesus ainda cura. E o que temos visto por todo o Brasil é uma multidão de pessoas curadas. Mulheres, homens e crianças tem sido agraciadas com a benção da saúde. Deus seja louvado!
     Porém, mesmo a época sendo outra, a medicina estando avançada, e as curas ocorrendo, tem muita gente sofrendo por aí. A enfermidade pode ser outra, pode ser física ou espiritual, mas o sofrimento é semelhante.
     Eu seria um hipócrita se dissesse que o desprezo desapareceu da face da terra. Porque não desapareceu. As pessoas ainda sofrem desprezo. Existe gente sendo desprezada por causa da cor da pele, por ser gordo, ou por ser magro, por ser pobre etc. Uma amiga minha foi ao médico de seu bairro pelo sistema único de saúde, o doutor nem mesmo olhou pra ela, liberou-a sem mesmo mostrar preocupação, receitando-lhe um medicamento qualquer. Essa mesma senhora foi, ao mesmo médico, agora com uma consulta paga em sua clínica. O médico faltou abraçá-la. Que vergonha! Se alguém estaciona um bom carro na frente de uma loja, o tratamento é um. Quando chega uma pessoa de aparência simples e humilde, o tratamento costuma ser outro.
     Mas existe alguém que nunca despreza. Por maiores que sejam as nossas decepções com pessoas. Por maiores que sejam nossas decepções conosco mesmo. Ele não despreza.
     Mas, voltemos ao texto. Extraímos dessa passagem bíblica, preciosas lições que quero compartilhar aqui:
     
     1. Ouvir. "ouvindo falar de Jesus"  Ela gastou tempo ouvindo. Quando ouvimos a Palavra de Deus o nosso coração vai se fortalecendo em fé (Rm10.17) Não diga que não tem fé, se você já tem ouvido a Palavra de Deus!
     2. Persistir. "veio por detrás, entre a multidão" Ela enfrentou tudo por Jesus. A multidão que acompanhava a Jesus não era de dezenas de pessoas, nem mesmo de centenas. Milhares de pessoas O acompanhavam, e era difícil chegar até Ele. Ainda mais pra quem estava perdendo sangue diariamente. Mas ela foi lá e conseguiu. Que lição para nós! Quantas vezes somos tentados a olhar para os obstáculos que surgem a nossa frente. Ao lermos sobre a mulher do fluxo de sangue, Deus fala ao nosso coração: "Não pare, prossiga". (Fp 3.13)
     3. Tocar. "e tocou no seu vestido". Já vi alguém falando que na época de Jesus era mais fácil, afinal de contas ele estava ali, em carne e osso. Mas Ele mesmo quem falou "Estarei convosco todos os dias". Jesus ressuscitou. Ele é Onipresente. Está em todos os lugares, e podemos tocá-lo. Podemos tocá-lo pela oração da fé. Costumo dizer que Deus sente saudade da oração de alguns de seus filhos. Volte pra oração, toque nEle pela fé. Se os teus compromissos são tantos que não sobra mais tempo. Então na madrugada, quando todos estiverem dormindo, vá ao cômodo predileto de sua casa e fale com o Senhor. Ele estará ali como sempre.
     4. Dizer. "porque dizia: Se tão somente tocar os seus vestidos, sararei"  Ela falou palavras de fé. O que falamos expressa muito do que tem em nosso interior. Quem está cheio de fé, fala sobre fé, quem está cheio de dúvidas, fala sobre dúvidas. O que dizer sobre crentes que acabam de orar, e na oração entregaram seus problemas a Deus, mas ao saírem da oração, murmuram como descrentes? Mas a vitoriosa mulher dizia palavras de fé. Veja o que a bíblia diz, repita o que a Bíblia diz. E viva o que a Bíblia diz.
     5. Testemunhar o que Jesus fez. "...e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda verdade" Ela contou o que tinha acontecido! Temos nós contado as bençãos de Deus? São muitas vitórias que Ele tem nos dado. E nós devemos testificar. Vamos dizer ao mundo inteiro: Eu fui perdido, mas Jesus me libertou!
Graça e Paz de Cristo!

Nenhum comentário: