quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Prosperidade Bíblica

 
     Essa postagem é uma meditação resumida do tema estudado na revista Lições Bíblicas (CPAD), para o primeiro trimestre de 2012.
     Sl 35.27 - "Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor que ama a prosperidade do seu servo seja engrandecido."
     A palavra hebraica usada para prosperidade no texto lido, segundo Strong é שלום shalowm ou שׂלם shalom e quer dizer: plenitude, paz, saúde, bem estar, segurança, felicidade.
     Toda verdade bíblica deve ser estudada a fundo. Tomando por tema a prosperidade, muitos a entendem de forma errada e acabam se frustrando. Tem gente pregando por aí que se você não for rico, é porque está em pecado, ou não tem fé, surgem, por conta disso, crentes narcisistas e hedonistas. O narcisista só vive pra si,  e o hedonista é aquele que vive em função dos deleites. Que Deus tenha misericórdia!
     O que é então, a prosperidade bíblica?
     No antigo testamento a prosperidade está ligada à obediência à Palavra de Deus, e a dedicação ao trabalho. Uma vida bem sucedida não é resultado do sucesso financeiro, mas sim da obediência a Deus, da fidelidade e da santidade: "Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração,  e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens. Pv 3.3,4", a compreensão que se tem, no antigo pacto é que a prosperidade antes de tudo é espiritual para só secundariamente ser material.
     Riqueza e pobreza no A.T, andam lado a lado (Rt 2.1, 2). Uma leitura cuidadosa, ajuda a corrigir duas idéias erradas sobre os conceitos de pobreza e riqueza.
     A primeira mostra a riqueza como dádiva de Deus, e a pobreza como marca do julgamento divino. A segunda associa a riqueza à maldade e a pobreza à piedade.
     Fica logo perceptível que ninguém é amaldiçoado por ser pobre e tão pouco abençoado por ser rico.A prosperidade é uma benção de Deus ao homem (Pv 10.22)
     No novo Testamento, a verdadeira prosperidade está relacionada a um correto relacionamento com Deus (Mt 6.33), que resulta em paz interior. Embora possamos ser agraciados com bens materiais, nossa vida não deve ser direcionada por uma cultura de consumo que busca desenfreadamente a realização do ego, em detrimento dos valores espirituais.


   
   


Nenhum comentário: