quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

As lutas internas de Jó

 
     Jó 30.27 "As minhas entranhas fervem e não estão quietas; os dias da aflição me surpreenderam"
     Jó era um tipo de sacerdote na família, além de bom pai e bom marido, também era um homem íntegro na sociedade e reto para com Deus. Ele nos dá um grande exemplo ao oferecer sacrifícios ao Senhor em favor de seus filhos. Uma grande lição para os pais da atualidade que as vezes não se "sacrificam" pelos seus filhos. Na verdade o empenho de Jó por seus filhos é um alerta para nós, que se não vigiarmos estaremos dando mais atenção aos clamores da mídia do que aos nossos amados. Que Deus nos Ajude!
     Jó sabia o que era crise!
     De uma hora para outra ele perdeu todos os seus filhos, além disso, teve problemas com a esposa, com as finanças, com a saúde, a ponto de ter como consolo de sua aflição, um caco de telha para se coçar.
     Mas o texto em pauta fala de uma outra crise de Jó, uma crise interna! "O meu interior ferve e não está quieto"; esse homem está sofrendo por dentro, Jó está sem paz. Essa crise é brutal, além das dores exteriores de Jó, ele também está perturbado por dentro. Muita gente dentro das igrejas, crentes sinceros, estão passando por lutas internas. É fácil você encontrar alguém que está tão triste com sua própria situação que perdeu a paz de espírito, pessoas que estão "fervendo de aflição", não quero aqui discutir a origem da dor de cada pessoa, não quero teologizar sobre o que pode ter levado a pessoa a esse sofrimento, o meu propósito aqui é encorajar pessoas a buscarem a Deus. Deus sabe o que você precisa, fale com Ele.
     A sequencia do texto diz: "os dias da aflição me surpreenderam" entre os significados lógicos dessa frase, quero destacar aqui um sentido devocional, Jó ficou surpreso com a chegada da aflição e com a permanência da mesma! É o mesmo que acontece com pessoas quando se veem repentinamente na pior das crises. As pessoas costumam imaginar a durabilidade de suas lutas, dizem: "Em pouco tempo eu vou sair dessa" "rapidinho eu vencerei". O difícil é quando a luta se prolonga por muito tempo, e surpreende até os mais otimistas.
     "Os dias da aflição me surpreenderam". Jó não pensava que ia demorar tanto. Isso fala ao coração daquele que está no meio de uma adversidade surpreso com o tempo da duração da crise. A grande notícia porém na vida de Jó, tem a ver com a maneira como Deus o ajudou. Jó não morreu na prova: "E o Senhor virou o cativeiro de Jó quando orava por seus amigos..." (Jó 42.10).
     Voltemos a grande verdade sobre a oração e o perdão. Os amigos de Jó só o ofenderam, tentando como deuses oferecer a Jó uma teologia sobre o seu sofrimento, esse homem poderia, se quisesse, odiá-los por toda vida, mas não, Jó preferiu ser rápido em perdoar, a ponto de orar pela vida dos seus amigos. Que exemplo! Outra verdade é que a oração é um elemento presente na vida desse homem. Ele orava. Se quisermos vitórias temos que começar o mais rápido possível a travar batalhas na oração. Em Lc 18 Jesus nos ensina que a oração é um dever. vamos a luta!
     Concluindo essa rica meditação podemos acrescentar aqui a leitura do Salmo 34.19 "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas"
     Graça e Paz de Cristo!

Nenhum comentário: