segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Caráter do homem e o caráter de Deus

   
     "Pois se vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai Celestial o Espírito Santo aos que lhe pedirem?" Lc 11.13
     Observamos quatro grandes verdades nesse texto:

  1. O caráter falível do ser humano "pois se vós, sendo maus". Existe uma verdade incontestável que não podemos negar: - As pessoas erram! A Bíblia nunca escondeu isso. Abraão teve seus deslises. Precipitou-se ao seguir o conselho de Sara e deitar-se com sua concubina, visando o nascimento de um filho, o qual não era o da promessa (Gn 16). Josué queria que os anciãos parassem de profetizar, ao que ouvindo Moisés, logo lhe corrigiu: "Oxalá todos fossem profetas em Israel" (Nm 11.29). Davi não foi para peleja no tempo em que os reis saiam para a guerra, e na sequência cometeu graves pecados 2 Sm cps 11 e 12. Pedro sacou a espada querendo fulminar Malco Jo 18.10, etc.

     A lista acima são apenas alguns exemplos, de que, por mais crentes que formos, somos sujeitos a falhar. Fica claro  em  nossa percepção  que a bíblia nunca foi conivente com o pecado, mesmo dos mais ilustres servos de Deus.
     Por mais que seja difícil de aceitar: As pessoas vão continuar falhando com você. E você também vai falhar com as pessoas. E todos os seres humanos vão seguir falhando com Deus. Só Deus é Perfeito!Vemos nessa primeira parte do versículo lido, uma grande verdade. Nossa falibilidade fica clara. Porém:


  • O fato de, a Bíblia deixar evidente o caráter falível do ser humano, isso não pode jamais ser usado como justificativa para pecarmos.
  • Algumas pessoas sofrem acusações terríveis em sua mente, pois erram continuamente. Aos que sofrem acusações, existe duas palavras apropriadas: arrependimento e confissão!
  • Não se enfraqueça ao ver o erro dos outros. Ore pelos mais fracos, e siga em frente. Deus quer usar você!
  • Reconheça suas fraquezas diante de Deus, o perigo é quando nos sentimos fortes, e nos falta humilhação diante do Senhor. Há tempos, quando íamos orar na parte rural da cidade, em uma chácara cedida por uma irmã, certo irmão ao orar dizia: "Senhor, me ajuda pois eu sou muito ruim... eu sou ruim demais Senhor..." ele não fazia isso pra  aparecer, era um cristão sincero, sua voz era alta por natureza, e era inevitável deixar de ouvi-lo, depois de algum tempo eu pude entender que aquele irmão estava reconhecendo suas debilidades diante do Senhor. Que Deus nos ensine!  
     2. Família - A parte sequente do versículo diz: "sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos" Deus está dizendo que mesmo em um caráter falível, existe a possibilidade de aflorar os melhores sentimentos à família. Fica evidente que Deus, o criador da família quer comunhão entre pais e filhos, filhos e pais. Entre esposos e esposas. É fato que atualmente o inimigo tem feito de tudo para banalizar a família. Cabe aos líderes evangélicos, aos Professores de EBD, cantores, pregadores e todos os cristãos autênticos, uma preocupação real com a família.

     3. O Caráter de Deus. "quanto mais vos dará, o pai celestial"  As religiões tem pintado Deus de diversas formas, mas se quisermos conhecer Deus, temos que ir para a Bíblia Sagrada. Alguns tem pintado Deus, como um iracundo disposto a matar, outros, tem dito que Ele é um tipo de "papai Noel" , um bonachão de barba branca e risonho. Mas o Deus da Bíblia é um Deus de Amor. Paulo, orava pelos crentes de Éfeso, para que conhecessem o amor de Cristo, em sua largura, comprimento, altura e profundidade (Ef 3.18).
     Largura fala da abrangência do Amor de Deus, que se estende por toda a terra. Ele salva no Brasil, Salva na China, onde houver um coração aberto. Aleluia! Comprimento fala da eternidade do amor de Deus. Esse amor que não teve início e nunca vai ter fim. Altura fala da celestialidade do amor de Deus, o Amor dEle é diferente do amor dos homens. E profundidade fala do poder penetrante desse Amor. Não existe coração de "pedra" que Ele não quebre.

     4. O Espírito Santo. "o Espírito Santo aos que lhe pedirem" Deus sabe de tudo o que você precisa! o pastor da igreja não identifica nossos problemas, as vezes, nem nossa família identifica. É comum irmos na igreja sorrindo, para que não saibam o que estamos passando, somos bons em disfarces. Mas o nosso Deus identifica. Ele sabe quem está passando pelas mais terríveis adversidades! Mas a nossa necessidade maior, é ter uma vida cheia do Espírito Santo. Peça agora! Busque uma vida cheia do Espírito! De bom grado O receberemos de nosso Senhor.
Graça e Paz de Cristo!

Nenhum comentário: