terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Jovem Rico

   (Mateus 19:13:30; Marcos 10:17-31; Lucas 18:15-30)
    Quando o jovem rico se aproximou de Jesus, fez uma pergunta de suma importância. Ele perguntou sobre a vida eterna e como obtê-la.
     É bom meditarmos nas ações desse moço.
     Ele tinha uma dúvida, e foi até a pessoa Certa. Jesus!
     Quantos andam por aí cheio de dúvidas e continuam suas vidas sem procurar o Salvador. Outros tentam resolver suas dúvidas a respeito de fé e eternidade das mais diversas formas que desagradam a Deus!
     Alguns não entendendo o sentido da vida, estragam-se em uma vida pecaminosa e fútil espiritualmente falando. A procura de prazeres e deleites momentâneos homens, mulheres de todas as idades tem se descambado no lamaçal do erro. Se fingem de surdos, para não ouvir a doce voz do Bendito Salvador.
     Pelo menos o jovem rico da passagem bíblica teve o cuidado de ir até Alguém que tinha uma resposta. Não importa quais são suas dúvidas, leve-as até o SENHOR.
     "Bom Mestre" iniciou o mancebo. Ao que foi corrigido por Cristo imediatamente. Jesus estava-o ensinando que nem uma palavra lisonjeira deve ser dita a alguém, sem antes conhecermos de fato aquela pessoa. O jovem não conhecia Jesus a ponto de chamá-lo de bom mestre, e aquele moço ainda não conhecia a Deidade de Jesus. Quando Jesus disse: "Porque me chamas bom, não bom se não Deus" estava ensinando uma lição de que a glória deve ser dada a um Deus que de fato conhecemos, e nunca jogarmos glorificações vazias. É preciso ter uma experiência pessoal com Deus, então conheceremos a sua bondade, não de ouvir falar, mas de andarmos com Ele!
     Então Jesus o interroga sobre o cumprimento dos mandamentos. O jovem disse que observava tudo, desde sua meninice. Mas faltava uma coisa!
     No caso do jovem, o que o impedia era seu amor às riquezas. Ser rico não é pecado, ser avarento sim.
     O problema de muitos não é a riqueza, mas pode ser a lascívia, o roubo, o vício etc. Seja o que for, Deus não quer um coração dividido. O moço abaixou a cabeça e foi embora, fugiu. Que Deus nos dê a oportunidade de fazermos tudo que lhe apraz. Amém!

Nenhum comentário: