terça-feira, 5 de julho de 2011

Seminário Virtual: Ética Cristã - Parte I


Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter.

A Ética estuda os valores morais e princípios ideais da conduta humana, é também o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. A palavra "moral"  vem do latim "mores" e significa comportamento, modo de agir, costumes.

Ética cristã portanto é um somatório de valores que formam e dão sentido ao crente em Jesus Cristo.
Sal da terra
O cristão que observa a ética bíblica em sua vida faz valer as palavras de Cristo quando falou: "Vós sois o sal da terra" (Mt 5.13),
O sal era usado para temperar a carne evitando sua corrupção. Quando o sal se tornava insípido era utilizado apenas com uma finalidade: Jogava-se em lugares escorregadios com a finalidade de ser pisado pelos homens(Ver Mc 9.49-50) O sal  perde sua qualidade quando se torna sem sabor, o que Jesus quis dizer é que o cristão como sal da terra deve expor o exemplo de moral e caráter para dessa forma influenciar as pessoas ao seu redor,  o cloreto de sódio puro (sal) não deteriora, mas uma vez misturado a elementos impuros e estranhos perderá sua propriedade  (Cl 4.6).
Em vários textos da bíblia podemos ver como deve ser   a conduta do cristão, como ele deve ou não deve se portar diante das pessoas.
Em efésios 5 temos informações aos casados, já no capítulo 6 são os pais e filhos que são ensinados, em provérbios 18.21, e Tiago 3.1-12 somos advertidos contra o mal uso da língua, em Provérbios 6.6-10 o homem preguiçoso encontra a repreenção justa.
Em Romanos 13.8-13 o cristão aprende  que quando comprar alguma coisa deve pagar. Sobre esse assunto posso dizer que há muitos cristãos  descuidados, tem loja por aí que não vende mais para "crente", vale dizer aqui que existem bons livros de educação financeira que podem ser estudados em casa.
Algo que precisa ser dito é que muitos cristãos que possuem negócio próprio passam longe do que é ética cristã, conheci cristãos que mentiam para vender carros, o carro estava sem condições de uso, foi comprado por uma bagatela, o sujeito dá uma lavada no veículo e passa adiante por preço absurdo. Esse tema foi desenvolvido pelo cinema no filme cristão "A virada" que por sinal eu recomendo. Tem cristão que glorifica a Deus quando a moça do caixa do supermercado passa o troco  maior do que o justo, quando deveria devolvê-lo imediatamente.
Não é difícil encontrar falta de ética no meio evangélico, na atualidade existem exemplos de:
 Falta de ética na administração financeira:  líderes de igrejas que gastam o dinheiro como se fosse seu, na compra de bens próprios, enriquecendo inescrupulósamente.
Falta de ética de cristão para cristão: O uso da palavra no púlpito deve ser proveitoso para o crescimento e não para desabafos e indiretas, sem contar os chamados "grupinhos" formado por alguns na igreja no que quando se reúnem criticam tudo e todos.
Falta de ética nos "famosos da igreja": É importante lembrar que Culto não é show, o que está havendo na atualidade é inaceitável, cobra-se verdadeiros absurdos para pregar a Palavra de Deus ou louvar ao Senhor, É lógico que o obreiro é digno do seu salário, e que quem vive da obra, que se alimente da obra, não é errado ao cantor gospel, ou pregador receber pelo que faz, visto que está gastando seu tempo, sua voz, sua dedicação e as vezes, até sacrificando momentos com a família, porém cabe aqui o bom senso, dá pra fazer tudo isso sem explorar.
Voltaremos com a segunda parte do estudo sobre ética cristã
Até breve!

Nenhum comentário: