quarta-feira, 6 de julho de 2011

Seminário Virtual: O perigo da Negligência


O propósito de estar postando esse tema no meu blog, é alertar a grande massa de obreiros e obreiras do nosso país. São milhares de crentes espalhados nessa nação continental, muita gente desenvolvendo alguma função na Igreja de Cristo. Todos nós corremos o risco de negligenciarmos o trabalho cristão, e vendo a urgência desse assunto,  decidi colocá-lo na grade de estudos do nosso mini seminário virtual.
Negligência (do latim "negligentia") é o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência. É frequentemente utilizado como sinónimo dos termos "descuido", "incúria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguiça".
           A negligência se torna pecado, pois o trabalho feito de qualquer maneira escandaliza a obra, e a expõe à critica alheia.
           Quem não conhece o texto bíblico  sobre o bom samaritano?
  "E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?" Lc 10.30-36 (RC).
Um homem estava na pior, um sacerdote e um levita negaram socorro, podendo fazê-lo, isso  porque os sacerdotes e os levitas representavam os religiosos da época, mas passava por ali um samaritano que não foi negligente, Sejamos como ele!
Deve ser entendido que negligência só é cometida quando o bem proposto pode ser feito pela igreja, ou pelo indivíduo, mas assim mesmo não é feito, por razões superficiais. “Quem pois, tiver bens no mundo, e vendo seu irmão necessitado, lhe cerrar o coração, como estará nele o amor de Deus” 1 Jo 3.17
Exemplos de negligência no trabalho eclesiástico coletivo:
  • Deixar de lado os idosos, não dando algum tipo de atenção especial. Ficando alguns deles expostos até ao abandono, mesmo a igreja tendo condições de ajudá-los. É possível desenvolver um trabalho dentro das condições financeiras de uma igreja local. Por exemplo fazendo um programa de acompanhamento de idosos ao médico, ou até mesmo fornecendo fraldas geriátricas, usando a criatividade nossos idosos serão de alguma maneira abençoados (com exceção é claro das igrejas que não tem nenhuma estrutura financeira para tal)  I Tm 5.1;  Is 1.17; Sl 146.9.
  • Outro erro importante que ocorre com freqüência é a negligência de alguns obreiros com os novos crentes, alguns parecem que nem são notados. Um novo convertido precisa de atenção, precisa de alguém que o visite, ore com ele, e lhe ajude como verdadeiro irmão na caminhada. Ec 4.10; Pv 17.17.
  • Indiferença em relação aos jovens. Os jovens necessitam de atenção dobrada, uma vez que por causa da idade, constantemente são levados pela curiosidade por conhecer o que o mundo tem a oferecer. Igrejas que se preocupam com eles devem oferecer trabalhos voltados a esta faixa etária. Não são poucos os trabalhos que podem ser desenvolvidos pelos jovens, na cidade onde moro por exemplo, um grupo de jovens de uma igreja local sai pela madrugada  evangelizando através da música gospel, e tem colhido excelentes resultados (sempre acompanhados por obreiros responsáveis é claro).  
  • Esquecimento do serviço social. Em geral quando se fala de serviço social, lembramos da doação de alimentos aos menos favorecidos, essa prática não deve ser esquecida jamais, porém o assunto é amplo, vai além disso. Pode-se desenvolver um trabalho de alfabetização, um programa de acompanhamento profissional aos jovens, uma escola de música, ou de artes. Se há na igreja talento e profissionais voluntários, não há quem possa impedir, uma vez que “Se Deus é por nós, quem será contra nós”. Meditemos também no texto de Tg 4.17  “Aquele pois, que sabe fazer o bem e o não faz, comete pecado”.
No livro do profeta Ageu, vemos o que a indiferença e a negligência levou o povo a cometer:
"Veio, pois, a palavra do SENHOR, pelo ministério do profeta Ageu, dizendo:É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o SENHOR. Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprei. Por quê? —disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa."  Ag 1. 3-9 (RC)
 
Agora, o mesmo texto na versão NVLH:
"Por isso, o SENHOR falou assim por meio do profeta Ageu: Povo de Judá, será que fica bem vocês viverem em casas luxuosas enquanto o meu Templo continua destruído? Pensem bem no que tem acontecido com vocês. Vocês semearam muitas sementes, mas colheram pouco; têm comida, mas não é suficiente para matar a fome; têm vinho, mas não dá para ficarem bêbados; têm roupas, porém elas não chegam para os proteger do frio; e o salário que o trabalhador recebe não dá para viver. Por isso o SENHOR Todo-Poderoso diz: Pensem bem no que tem acontecido com vocês. Agora, vão até as montanhas, tragam madeira e construam de novo o Templo. Eu ficarei muito contente com esse Templo e ali serei adorado e honrado.Vocês esperavam colheitas grandes, porém elas foram pequenas. E, quando estavam levando para casa o pouco que colheram, eu soprei tudo para longe. E por que foi que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, fiz isso? Foi porque vocês só vivem cuidando das suas próprias casas, mas não se importam com a minha Casa, que está destruída."  Ag 1.3-9 (NVLH).

Eles pararam a edificação do templo de Deus para se aplicarem tão somente às suas  vontades, enquanto assim fizeram não prosperaram e o que é pior, suas vidas ficaram vazias. Porém após o arauto de Deus ter profetizado, eles se arrependeram e voltaram ao trabalho, recebendo a benção de Deus.
Se há negligência ao seu redor, seu trabalho não pode ser afetado, e nem é ético ao bom obreiro ficar aos cantos reclamando da administração da igreja. Faça a diferença, influencie através do seu bom trabalho. Veja o que você pode fazer, e faça!
Falta de oração, Falta de leitura bíblica, falta de assiduidade nos cultos por motivos banais, Deixar de ensinar aos filhos, ou de atender a família, até mesmo negligenciar a própria saúde são exemplos de negligência individual, a que o obreiro de valor deve estar atento.

Até breve!




Nenhum comentário: